sexta-feira, 1 de abril de 2011

Trabalho em Equipe x Espírito de Equipe

É comum encontrarmos nas empresas a nomenclatura Trabalho em Equipe no rol de suas competências, mas é interessante observar que há uma diferença entre o Trabalho em Equipe e o Espírito de Equipe. Muitas vezes para não dizer na maioria dos casos, que a organização precisa é de Espírito de Equipe.A diferença é um detalhe conceitual. Quando falamos em trabalho em equipe na realidade temos um grupo de pessoas que juntas executam uma tarefa simultaneamente, um depende do outro. Como por exemplo, uma equipe de futebol, vôlei ou uma equipe de dança, onde a coreografia a ser executada exige uma integração e dependência de seus membros.
Aos saudosos que se lembrarem das Olimpíadas de Moscou de 1980, podemos citar o episódio do ursinho Micha, o mascote da Olimpíada era animado por centenas de pessoas sentadas em uma arquibancada segurando cartazes e conforme viravam esses cartazes davam movimento a ele. Em cena marcante no dia do encerramento, esses movimentos faziam o ursinho chorar. Isso é trabalho em equipe, pois todos atuam juntos, simultaneamente e o resultado depende de todos, da equipe.
Nas empresas temos, por exemplo, uma Equipe de Vendas. Essa equipe não tem Trabalho em Equipe, mas deve ter Espírito de Equipe. Apesar de ser uma “equipe” de vendas, cada vendedor atua individualmente, buscando seu resultado para compor o resultado organizacional. Eles não precisam de trabalho em equipe, pois não atuam no mesmo cliente simultaneamente, mas precisam fundamentalmente do espírito de equipe, em que um vendedor compartilha informações com os outros, técnicas adotadas, experiências, erros, acertos, incentivam, motivam seus companheiros para que venham atingir os resultados da empresa. Esse é o Espírito de Equipe.
Não quero com isso dizer que a nomenclatura influencia o resultado da Gestão por Competências de uma empresa, em absoluto, mesmo porque o que importa é o “espírito”, sentido ou significado da nomenclatura utilizada. Com esse comentário quero apenas provocar um pensamento que julgo interessante e, quem sabe, abrir uma porta ou ‘dar uma luz’ em algum momento que você esteja passando em sua empresa.
Rogerio Leme

TURISMO PEDAGÓGICO 02


















TURISMO PEDAGÓGICO

O Turismo Pedagógico, Estudo do Meio ou Turismo Educacional nada mais é do que uma aula fora da escola, longe da formalidade da sala de aula e vivenciando aquilo que antes só era possível vislumbrar em fotos de livros.
Além de proporcionar a emoção prática ao aluno, este segmento também fornece uma maior afinidade aluno x aluno, professor x aluno e uma valorização da escola em si.
Trabalho com este segmento desde 1995 e hoje posso afirmar a todos que como "educador", a experiência de ver um adolescente que nunca viu o mar ter a emoção de estar frente a esse gigante, de ver uma criança tirar leite de uma vaca, de ver um professor num tour dizer que sempre passou em frente aquele prédio antigo, mas nunca imaginaria que tinha tão importância na história da cidade.
Isso é Turismo Pedagógico. Isso é cultura. Isso é fazer parte na educação, formação e conhecimento de uma pessoa, de uma criança de um educador.






quarta-feira, 30 de março de 2011

JOCKEY CLUBE

CATEDRAL





TORRE DO CASTELO


Turismo: Respeito aos Guias de Turismo devidamente credenciados...

Turismo: Respeito aos Guias de Turismo devidamente credenciados...
Os Guias de Turismo de todo o Brasil, devidamente credenciados, são profissionais que devem ter o seu segmento respeitado.
Há uma Lei Federal dizendo que eles são regulamentados. Por que será que ainda tem gente desrespeitando tal carreira profissional?
No Estado de São Paulo, durante a profícua gestão do Secretário de Turismo, Marcos Arbaitman, foi baixada Resolução regulamentando os Monitores de Turismo para agirem em equipamentos fixos, após os cursos estipulados na mesma Resolução. Se os Guias e os Monitores têm de passar por cursos técnicos apropriados, por que é que alguns teimam em ignorar a legislação pertinente, convocando qualquer despreparado?
Autor: Jarbas Favoretto
Fonte: Notas do Turismo Paulista

OURO PRETO / MG