sexta-feira, 23 de setembro de 2016

AGENDA DE AGOSTO E SETEMBRO

AGOSTO
02 - Participei da palestra: Inesquecível: Como se Tornar um Profissional Único
11 - Zooparque em Itatiba
20 - Fui um dos Homenageados como antigo escoteiro pelo Grupo de Escoteiros do Mar Velho Lobo
24 - Sitiolândia
25 - EcologicPark
27 - Show Cúmplices de um Resgate no Ibirapuera
28 - Criançada com o Nova Conexão
30 - Show de Física e Bienal do Livro

SETEMBRO
01 - Bienal do Livro
02 - Museu da Imigração e Maria Fumaça
09 - Catavento
14 - Fazenda Tozan
16 - Fazenda Belmonte
21 - Instituição Belenzinho e Museu do Futebol
22 - Aquário de SP e Catavento
24 - Museu da Bíblia
25 - Criançada com o Nova Conexão
27 - Curso em Campinas: Caminhos Bandeirantes e Seus Sabores
29 - Butantã e Catavento

DESABAFO DE UM GUIA DE TURISMO

Em Tempos de crise, nosso país, nosso governantes, nossa comunidade, nosso lar, nossa família, todos precisamos unir forças e lutar contra uma porção de situações aos quais nos colocaram sem pedirmos, sem sabermos, sem nosso consentimento.

Quantos de nós ainda estamos puxando a perna do outro para podermos pegar uma pequena fruta na árvore ao passo que poderíamos nos juntas e depois compartilhar dessa fruta e todos saírem satisfeitos???

A impunidade começa no berço e de lá vai se estendendo aos mais distantes confins desse Brasil maravilhoso...

Vemos escolas quietas ante seus alunos que desrespeitam os professores. Que perderam seus limites entre o respeito e a descontração. Entre o sorriso e o sarro. Entre o poder e fazer.

Vemos pais que estão deixando toda a educação dos filhos a mercê das escolas e da igreja. Depois reclamam que os filhos fazer coisas que não costume da família. Claro! A referência que eles tem é de uma pessoa totalmente estranha aos costumes da casa.

Trabalhando com Turismo Pedagógico por volta de 20 anos, tenho visto a mudança das gerações. Do imediatismo em contraste com o raciocínio lógico. Do fazer pensar e do dar a resposta para ser mais rápido e fácil.
Da amizade para a parceria de "arte".

Como Guia de Turismo, vejo e sinto muito. Vejo e logo me vêm uma única pergunta: O que será de nós nas próximas gerações??? Como cuidaremos da transmissão de informação e cultura a uma geração desinteressada, uma vez que gerações anteriores não passaram esse costume??

Sou Guia de Turismo sim senhor. Por isso sou  educador, formador de opinião, transmissor de cultura, pai, mãe, conselheiro, amigo, parceiro.
Através de meu trabalho faço rir e chorar, faço sonhar e se emocionar, faço uma marca na história de meus turistas.
Escrevo minha história de vida e acrescento dezenas, centenas de nomes que me fazem colocar minha cabeça no travesseiro à noite e descansar com a sensação do dever cumprido, mas também tenho aqueles dias em que o mais desejoso seria ter ficado na cama.

Sou Guia de Turismo sim senhor. A quem possa reclamar ou falar mal. A quem possa enxergar o próprio umbigo ou só querer sua diária no final de mais uma jornada dizendo:
"Fiz meu trabalho, passageiro é passageiro e já passou. Vamos ao próximo." 

Convoco você a refletir sobre isso. O mundo precisa de pessoas mais humanas, de coração de carne e não de pedra . De um ombro amigo e não de lenços para enxugar suas lágrimas..

Esse sou eu. Esse é você. Esse é o verdadeiro Guia Humano de Turismo.