sábado, 11 de fevereiro de 2012

DICIONÁRIO DE TURISMO

Veja aqui as expressões mais usadas no turismo, assim em sua viagem você vai entender tudo, mesmo quando os profissionais da área estiverem conversando.

All inclusive - Tudo incluído. Hotel que inclui na diária as bebidas, refeições (café da manhã, almoço, jantar e refeições intermediárias) e entretenimento.

All suites - Hotel que só tem suítes (ou seja, quartos em que há sempre uma sala anexa).

Bell boy - Mensageiro de hotel.

Ballroom - Salão de baile, festas, eventos, congressos.

Block off - Bloqueio de determinado número de assentos, em vôos regulares, para uso exclusivo.

Bloqueio / Allotment - Número de assentos, em Cia Aérea ou apartamentos, em hotéis, reservados, para utilização por parte da operadora, desde que reportados dentro de um prazo determinado antecipadamente, de comum acordo entre estas empresas.

By night - É o passeio noturno, que geralmente inclui ingresso a casas de shows ou visita a pontos turísticos.

Carry on - Bagagem de mão permitida a bordo de aviões, com peso máximo de cinco quilos por passageiro. A soma do comprimento, altura e largura tem limite de 115 centímetros.

Charter / fretamento - Vôo realizado em uma aeronave fretada, com tarifas mais econômicas que as praticadas no mercado e com regras pré-estabelecidas quanto a duração, data de saída/regresso e destino, entre outras.

Citytour / sightseeing - Passeio turístico por uma cidade, geralmente a bordo de ônibus/micro-ônibus, com guia local.

Code-sharing - É o vôo compartilhado, entre duas ou mais companhias aéreas. Pelo acordo, passageiros que adquiriram passagem aérea de uma determinada empresa, podem embarcar no vôo de outra. Uma Companhia cede assentos para a outra conveniada acomodar seus passageiros.

Collect call - Ligações telefônicas a cobrar no local de destino. Existe um serviço da Embratel chamado Brasil Direto, com atendimento em português.

Conciergerie - No hotel, a conciergerie, normalmente está localizada ao lado da recepção e presta serviços de informações sobre assuntos diversos (passeios, gastronomia, transporte, etc), que não se refiram a hospedagem.

Dataporta - Instalação oferecida nos apartamentos dos hotéis com entrada para laptop.

Day use - É a utilização parcial de uma diária hoteleira. É muito utilizado em hotéis próximos a aeroportos para passageiros em trânsito (aguardando conecções entre vôos).

Dead line / prazo final - Prazo para reconfirmação e/ou pagamento de serviços contratados.

Early check-in - Entrada de hóspede ao hotel em horário anterior ao regular, 12h (é o de praxe, mas existem exceções). É uma tolerância que pode ou não ser concedida, quando há disponibilidade, sem cobrança de ônus ao hóspede.

FAP / pensão completa / full-board - Diária de hotel que inclui três refeições (café da manhã, almoço e jantar - normalmente sem bebidas)

Fitness-center / health club - Na hotelaria, é um complexo que pode agrupar vários serviços: sala de ginástica, sauna, massagem, piscina, salão de beleza.

Forfait - É o serviço que chamamos em nosso site de "viagem sob medida", um roteiro de viagern feito para atender a necessidade específica do passageiro. 0 sinónimo é "taylor made" ou feito sob medida.

Fretamento / charter - Vôo realizado em uma aeronave fretada, com tarifas mais econômicas que as praticadas no mercado e com regras pré-estabelecidas quanto a duração, data de saída/regresso e destino, entre outras.

Full fare - Tarifa publicada, sem descontos. Na hotelaria, é a "balcão" (aquela afixada na recepção). Na Cia. Aérea, é a tarifa "cheia".

Honky-tonk - Salão de música country, ou western bar, comum no Texas e no Colorado.

Jet-lag - Desajuste do relógio biológico ocasionado pela troca de fuso horário.

Gym - Ginásio, ou workout room, que é a sala de malhação.

King-size bed - Cama de casal do tamanho de três camas de solteiro. 0 padrão americano é 2m por 2m.

Late check-out - Saída do hóspede do apartamento após o horário padrão, 12h (é o de praxe, mas existem excessões). É uma tolerância que pode ou não ser concedida, quando há disponibilidade, sem cobrança de ônus ao hóspede.

Lift - Teleférico, meio de elevação. As chairlifts são cadeirinhas individuais que levam esquiadores ao topo das montanhas.

Lista de espera / wait list - Diz-se daquela solicitação de serviço (reserva de viagem, bilhete aéreo, etc) pendente de confirmação.

Lodging house, youth hostel - Albergue.

Lounge - No exterior, é o que chamamos de sala vip nos aeroportos brasileiros. Nos hotéis, pode ser sala de estar e bar.

MAP / Meia-pensão / half-board - Diária de hotel que inclui duas refeições (café da manhã e almoço ou jantar - normalmente sem bebidas).

No show - É o não comparecimento do passageiro, no dia e horário marcado, para utilização de um serviço adquirido (mais usado para embarque em Cias Aéreas e hospedagem).

Outlet - Porta de fábrica. Lojas que vendem a "preço de fábrica". Também são chamadas de factory outlet e outlet mall.

Overbooking - Comercialização de bilhetes aéreos ou apartamentos em número acima dos disponíveis para ocupação.

Pax - Abreviatura usada para designar "passageiros".

Pensão completa / FAP / full-board - Diária de hotel que inclui três refeições (café da manhã, almoço e jantar - normalmente sem bebidas).

Queen-size bed - Cama de casal pequena (de viúvo). 0 padrão americano é 2m por 1,20m.

Person to person - A ligação telefônica só é efetuada se atender a pessoa solicitada.

Pitch - 0 espaço entre as poltronas de um avião.

Preservative - Conservante de geléias e enlatados.

Receptivo - É a agência credenciada pela empresa operadora da viagem, para receber os passageiros nos destinos e realizar os passeios incluídos na programação.

Rooming list - Relação de nomes de passageiros, divididos de acordo com os hotéis e acomodações a serem utilizados.

Ski-in / out - Diz-se de hotel de montanha onde o hóspede pode sair/chegar esquiando. Trilha de esqui que liga o hotel diretamente às pistas regulares.

Stand by - Situação do passageiro que aguarda resposta sobre algum serviço solicitado (confirmação de passagem aérea, viagem, hotel, trem, etc.).

Traslado / transfer - É o transporte terrestre de um passageiro. Pode ser "in / out", quando tratar-se do traslado de chegada / saída de um passageiro, em determinada cidade ( transporte do Aeroporto até o hotel e vice-versa).

Up-grade - Serviço oferecido como "cortesia" , por hotéis, navios, Cias. Aéreas, onde o passageiro usufrui de um serviço superior ao que foi adquirido.

Valet - Mordomo que atende andares executivos (hotelaria). Funcionário que atende os quartos.

Valet parking - Estacionamento com manobrista.

Vôo regular - Vôos operados regularmente pelas Cias Aéreas, para vôos comerciais, nos quais dispomos de acordos comerciais.

Voucher - É o documento entregue ao passageiro com todas as específicações dos serviços turísticos adquiridos. Ele pressupõe a confirmação dos serviços discriminados.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

NOVAS DE 2012

Olá pessoal¹¹¹

Mais um ano estamos em contato. Este blog tem sido organizado de uma forma diferenciada, mas em 2012 el vai tomar um rumo diferente.
A idéia é termos mais informações de utilidade, serviços e complementando com um lado pessoal também.
Informações e dicas de viagens, passeios, cultura e esporte fartão parte de nosso dia-a-dia.
Além disso, minha agenda estará disponível também para que os interessados possam aproveitar e criar seu pacote de programa em família.
Se precisarem estou a disposição para esclarecimentos e outros.
Quero aproveitar a oportunidade e dizer que meus serviços estão à disposição também. é só entrar em contato.

Super abraço

EDDIE
Guia de Turismo

CURSO DE AGENTE DE TURISMO

CURSO de Formação para
"Agentes de Viagens"
Ministrado pela autora do Livro:
TURISMO - Guia para Profissionais e Viajantes. Editora Rúbio Rj

Este curso foi criado com o objetivo de preparar, instruir e levar ao futuro agente de viagens todo conhecimento necessário para se tornar um profissional apto a entrar no mercado de trabalho imediatamente após o curso.

Focados em conhecimentos técnicos, linguagem de setor, produtos e captação de clientes, também se preocupa em levar ao profissional a cultura do nosso país através de exivição de vídeos dos principais destinos e pontos turísticos de todo o Brasil.

Todas as aulas são ilustradas e ricas em imagens através de vídeos e apresentações cuidadosamente preparadas para transportar ao dia dia do agente de viagens.

Carga horária: 17Horas - de Segunda a sexta das 18:30 as 22:00 (Uma semana)

Inclui: Livro Turismo Guia para Profissionais e Viajantes de Verônica Nicoletti (inclui o livro) , relação de operadoras recomendadas, modelos de planilhas, dicionário do turismo (arquivos via email durande o curso), 110 Videos de destinos do Brasil e do mundo (passamos para seu Pen Drive) e apostilas relevantes ao turismo (via email).

Informações e Reservas : cursos@tudodeturismo.com.br

CRONOGRAMA do CURSO:

1o Dia - O que é ser um agente de viagem, possibilidades, diferenciais, funções, tipos de agencias, como funciona o mercado, cargos e funções, perfil e habilidades de um agente. Ser apenas mais um .... seja um expert. Introdução a produtos.
2o Dia - Nomenclatura do Turismo, glossário do turismo, códigos e siglas. Tudo sobre Cruzeiros, como vender esse produto.
3o Dia - Passes de trem, tudo sobre trem e passes na Europa e Estados Unidos. Cursos de Idiomas, tipos de cursos, acomodações e possibilidades. Como vender esse produto.
4o Dia - Planejamento e Elaboração de Roteiros. O papel do agente, classificando os destinos, fatores a serem levados em conta, segmentação de mercado, orientação para escolha, planejamento e cálculo de roteiros. Inclui planilha.
Orientações e detalhes para execução de vendas de pacotes internacionais.
5o Dia - Feiras e Congressos, como montar esse setor, ações de divulgação e marketing para o turismo. Como ser um agente de viagem eficiente?? Dicas para pronta referencia.



TEMAS:

Tema 1: Agencia de Viagens / O que é ser Agente de Viagens?
Tema 2: Conhecimentos Básicos
Tema 3: Nomenclatura do Turismo
Tema 4: Conceitos e Procedimentos Iniciais
Tema 5: Introdução a Productos
Tema 6: Fornecedores
Tema 7: Produtos a fundo
Tema 8: Cliente - Captação e manutenção
Tema 9: A arte de Vender Sonhos
Tema 10: Informações e Dicas para Passageiros
Tema 11: Agente de Viagem eficiente / Organização, pronta referência e dicas para o bom agente

Calendário 2012
CIDADE
LOCAL
DATA
São Paulo – A 100 metros do Metrô Brigadeiro
Rua Brigadeiro Luis Antônio – 15 metros do metro – próximo a Av. Paulista
12 a 16 de Dezembro
Concluído
Rio de Janeiro – Rua da Ajuda Centro
R. da Ajuda, 35 - sals. 806 a 809 / Centro .(Frente do Metro Carioca)
23 a 27 de Janeiro
Concluído
São Paulo – A 100 metros do Metrô Brigadeiro
Rua Brigadeiro Luis Antônio – 150 metros do metro
06 a 10 de Fevereiro
Curitiba - SINDETUR 40% de desconto para associados
Sede do SINDETUR Curitiba
12 a 16 de Março
Rio de Janeiro – Rua da Ajuda Centro
R. da Ajuda, 35 - sals. 806 a 809 / Centro .(Frente do Metro Carioca)
19 a 23 de Março
Porto Alegre – Macro Office – Rua Piauí
Macro Ofice – Rua Piauí
26 a 30 de Março
Belo Horizonte
09 a 13 de Abril
Beto Carrero Word
24 a 26 de Abril - Dia inteiro
Manaus
07 a 11 de Maio
São Paulo
Rua Brigadeiro Luis Antônio – 150 metros do metro.
21 a 24 de Maio
Rio de Janeiro
R. da Ajuda, 35 - sals. 806 a 809 / Centro .(Frente do Metro Carioca)
28 de Maio a 01 de Junho
Investimento: R$ 750,00 ou

Sinal (na Reserva)
Devido a reservas frias e cancelamentos de última hora, não aceitamos reservas sem sinal. Após reserva feita através do nosso site o comprovante de depósito deve ser enviado (cursos@tudodeturismo.com.br ou fax : 21 32585777 em até 48 Horas. Caso contrario, reserva não será considerada.

R$ 100,00
Conta para depósito:
1ª Parcela
(na confirmação do curso – mínimo 12 alunos)
R$ 275,00
2ª Parcela
(boleto com vencimento no último dia do curso)
R$ 375,00



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 Titular: Tudo de Turismo Viagens, Turismo e Promoções Ltda