terça-feira, 22 de outubro de 2013

UM SIMPLES COMENTÁRIO

Olá, Pessoas

No domingo passado estive realizando o trabalho de guia com um grupo na charmosa cidade de Santos.
Uma cultura, uma importância considerável no desenvolvimento do estado e até do país.
Infelizmente o lado histórico e rico de cultura é desprezado e toda vez que circulo pelo centro histórico de Santos que já tem uns 4 anos quando comecei, duas ou três pessoas conheciam o local, mas a maioria desconhece.
Isso estou dizendo de professores, pessoas que gostam de cultura e história.
Toda vez que falamos em Santos, rapidamente nos vem a imagem das praias e do porto (por poucos), porém, porque há essa procura imobiliária, porque Santos tem essa importância e a relação com São Paulo em seu desenvolvimento e até mesmo com nossa bela Campinas e Região.
Sair do interior para esse passeio é espetacular e vale muito a pena.
Tem casarões imponentes, a rica bolsa do café, um luxo só, as ruinas do Valongo, o ponto mais alto com bondinho funicular onde se avista 360º de Santos sendo o Porto todo, o horizonte do mar.
Já no lado mais "moderno", temos o estádio Urbano Caldeira. (você nunca ouviu falar né?, é o mais conhecido como vila Belmiro. Estádio do Santos. Temos também o aquário de Santos, Museu de Pesca que temporariamente  está fechado, o museu do Mar e museu Marítimo.
Elegantemente temos o jardim da Orla que está no livro dos recordes como o maior jardim e mais bem cuidado do mundo. Do outro lado da avenida temos os prédios inclinados.
Diz os moradores que 90% dos prédios estão inclinados, ou para a direita ou para a esquerda.
É impressionante.
Por fim temos o passeio de escuna. Recomento o Tamburutaca que vai pela região do Porto e alto mar com direito a um mergulho no mar próximo de uma ilha.
Recomendo totalmente e se precisar de um Guia de Turismo para passear, estou à disposição. Tenho certeza de que você voltará com outra imagem a respeito de Santos.