sábado, 22 de junho de 2013

DICAS DE PASSEIO NAS FÉRIAS DE JULHO 2013 (PARTE 1)

Com a galerinha entrando em férias, muitos pais que não podem viajar, acabam ficando sem opção. Veja algumas dicas disponíveis que eles vão curtir muito.

Hopi Hari
O parque possui uma região temática chamada "Infantasia", com atrações e personagens da Vila Sésamo. O complexo também tem montanha-russa, roda-gigante e cinema 3D, entre outras opções. 
Onde: Hopi Hari (Rod. dos Bandeirantes, km 72, Vinhedo -SP); tel. 11 4004 5700 (SP Capital e Grande São Paulo) e 0300 789 5566 (outras localidades);www.hopihari.com.br

O Mundo da Xuxa
Com mais de 18 atrações para todas as idades, possui parede de escalada, trilha de arvorismo com obstáculos, montanha-russa, carrossel e um playground para os menores, entre outras atrações. 
Onde: O Mundo da Xuxa - no Shopping SP Market (Av. das Nações Unidas, 22.540, Interlagos, São Paulo - SP); tel. 11 5541 2530; www.omundodaxuxa.com.br

Wet'n Wild
O parque aquático é um dos maiores do Brasil e tem capacidade para receber 10 mil pessoas por dia em suas 15 atrações para todas as idades, além de atividades no lago natural, cercado pela natureza. Para abastecer as piscinas e atrações, o local utiliza mais de 7 milhões de litros de água tratada e reciclada.
Onde: Wet'n Wild (Rodovia dos Bandeirantes, km 72, Itupeva - SP); tel. 11 4496 8000;www.wetnwild.com.br

Aquário de SP
Abriga cerca de 400 espécies de animais entre mamíferos, anfíbios, répteis e peixes de água doce e salgada. Destaque para os jacarés albinos, tubarões, arraias e pinguins. Conta ainda com réplicas mecanizadas de dinossauros e um museu de paleontologia. Em janeiro de 2010, ganhou um setor de filhotes, no qual está o filhote de peixe-boi chamado Tapajós.
Onde: Aquário de São Paulo (R. Huet Bacelar, 407, Ipiranga, São Paulo-SP); tel. 11 2273 5500; www.aquariodesaopaulo.com.br

Acqua Mundo
Expõe várias espécies de animais aquáticos, representativos dos mais diversos ambientes e grupos zoológicos: tubarões, pinguins e outras aves aquáticas, peixes de água doce e salgada, tartarugas e répteis como lagartos, jacarés e cobras. Entre invertebrados, peixes de água doce e salgada, aves e mamíferos, o local abriga 235 espécies, totalizando oito mil animais em exposição. 
Onde: Acqua Mundo (Av Miguel Stéfano, 2001, Enseada, Guarujá - SP); tel. 13 3398 3000; www.acquamundo.com.br

Aquário de Santos
Primeiro aquário público do Brasil, o local foi inaugurado em 1945. Hoje, apresenta mais de 200 espécies de água doce e salgada, em um total de 4 mil animais aquáticos. Tem garoupas, moreias, carpas, piranhas, tartarugas, tubarões e corais, entre outros. O antigo espaço do lobo-marinho foi transformado em um "Tanque Oceânico", com 350 mil litros de água, onde estão expostos tubarões, meros, raias e cardumes de grande porte.
Onde: Aquário Municipal de Santos (Av. Bartolomeu de Gusmão, s/n, Praça Ver. Luiz La Scalla, Ponta da Praia, Santos-SP); tel: 13 3236-9996;

Zoo de São Paulo
Exibe cerca de 3,5 mil animais, representando 91 espécies de mamíferos, 192 de aves, 80 de répteis, oito de anfíbios e cinco de invertebrados, em recintos e terrários amplos que se assemelham ao habitat natural dos bichos. Há atrações especiais, como as apresentações didáticas de leões marinhos treinados e o Zoomóvel, uma espécie de quiosque que hospeda palestras com demonstrações, sempre com um tema diferente. 
Onde: Zoológico de São Paulo (Av. Miguel Estéfano, 4.241, Saúde, São Paulo-SP); tel: 11 5073-0811; www.zoologico.sp.gov.br

Zoo Safári
Há mais de 300 animais soltos em locais que imitam seus habitats naturais, como girafas, zebras e macacos, e que podem ser vistos de perto pelo público, que transita por suas alamedas dentro de automóveis. As feras (leões, tigres e ursos) são colocadas em ambientes cercados por telas. 
Onde: Zoo Safari (Av. do Cursino, 6.338, Saúde, São Paulo-SP); tel: 11 2336 2131; www.zoologico.sp.gov.br/zoosafari

Zooparque Itatiba
Em uma área de 500 mil m² convivem mais de mil animais como papagaios, águias, tucanos, avestruzes, tigres, rinocerontes, macacos, hipopótamos, antílopes, lobos, lontras, jacarés e rinocerontes. Tem uma seleção dos animais mais representativos do mundo todo em recintos que reproduzem seu habitat natural. 
Onde: Zooparque Itatiba (Rod. Dom Pedro 1º, km 95,5, Sítio Paraíso das Aves, Itatiba-SP); tel: 11 5034 2728; www.zooparque.com.br

Museu da Língua Portuguesa
Em vez de paredes, vozes. No lugar de quadros ou esculturas, instalações interativas. Assim é o Museu da Língua Portuguesa, um espaço que combina arte e tecnologia para surpreender o público, apresentando a ele, da maneira mais lúdica possível, a riqueza, os mistérios e o encanto da nossa língua materna.
Esse é um museu bem diferente, que mostra curiosidades sobre a língua falada pelos brasileiros. Tem instalações que permitem que o visitante brinque de formar palavras, monitores que contam a origem de algumas palavras e muitas outras atrações.
Onde: Museu da Língua Portuguesa (Praça da Luz, s/nº, Luz, São Paulo -SP); tel. 11 3326 0775; www.museulinguaportuguesa.org.br

Museu do Ipiranga
Apesar de ser conhecido pelo nome acima, o espaço se chama Museu Paulista. No salão de honra, o destaque fica para a tela "Independência ou Morte" (foto), que retrata como teria sido proclamada a Independência do Brasil. Ainda dá para ver roupas e adereços, além de móveis, louças e peças de iluminação dos séculos 18 e 19.
Onde: Museu Paulista (Parque da Independência, s/n.º, Ipiranga, São Paulo-SP); tel. 11 2065 8000; www.mp.usp.br
Museu do Futebol
Localizado no Estádio do Pacaembu, é um espaço bacana mesmo para quem não curte esse esporte. Destaque para a sala com vídeos e áudios de gols narrados por Osmar Santos e outros craques do microfone. Entre várias brincadeiras, as crianças podem bater um pênalti diante de um goleiro virtual e aferir a velocidade do chute.
Onde: Museu do Futebol (Praça Charles Miller, S/N - Estádio do Pacaembu, São Paulo); tel 11 3664-3848; www.museudofutebol.org.br

Catavento Cultural
No espaço, os pequenos podem mexer, experimentar, sentir e brincar, enquanto fazem uma série de descobertas. As 250 atrações estão divididas em quatro áreas: universo, vida (biologia e geografia), engenho (física e química) e sociedade (história e geografia). Monitores bem preparados organizam brincadeiras e ajudam a manipular as engenhocas. Possui lanchonete.
Onde: Catavento (Palácio das Indústrias, antiga sede da Prefeitura, no Parque D. Pedro II, no centro da cidade de São Paulo, entre a Av. do Estado e a Av. Mercúrio, em frente à Casa das Retortas e próximo ao Mercado Municipal); tel 11 3315-0051; www.cataventocultural.org.br

Instituto Butantan 
Uma das atrações mais surpreendentes da cidade, reúne quatro museus e cerca de 50.000 animais, entre répteis, anfíbios e insetos.
Onde: Instituto Butantan (Av. Vital Brasil, 1500, Butantã, São Paulo); tel 11 3726-7222; www.butantan.gov.br

MASP
O mais importante museu de arte do país já está com mais de 60 anos. Que tal visitar seu acervo permanente, com telas de Rafael, Picasso, Cézanne e Renoir, entre outros?
Onde: MASP (Avenida Paulista, 1.578, São Paulo) tel. (11) 3251-5644, www.masp.art.br.

Pinacoteca
A especialidade deste museu é a arte brasileira produzida até o século 19. Mas obras de artistas modernistas também estão lá. O lugar mais disputado pelos visitantes, porém, costuma ser o átrio reservado às esculturas em bronze dos franceses Auguste Rodin e Emile-Antoine Bourdelle.
Onde: Pinacoteca (Praça da Luz, 2, São Paulo); tel. (11) 3324-1000, www.pinacoteca.org.br.

Passeio de Maria Fumaça
A Maria Fumaça de Campinas está bem conservada. Ela tem monitores que explicam seu funcionamento e passa por fazendas centenárias da época do café. É um ótimo passeio para as crianças e também para os mais velhos que chegaram a viver a época da Maria Fumaça e dos trens no Brasil. Dedique um dia inteiro para fazer este passeio, que passa por antigas fazendas de café e vai até a cidade de Jaguariúna.
Onde:  Saída da estação Anhumas (Rodovia D. Pedro I, Km 133 - atrás do Carrefour D. Pedro; Campinas-SP); tel 19 3207-3637 ou 3207-4290


 *ATENÇÃO: Para informações e confirmações sobre horários e preços de ingressos, consulte o local.