sábado, 4 de junho de 2016

TEMPORADA DE FESTA JUNINA

É tempo de festas juninas! Veja um roteiro com os principais 'arraiás' em Campinas

Escolas, igrejas, clubes, instituições e shoppings celebram o mês de Santo Antônio, São João e São Pedro com muita quadrilha, comidas típicas, música e brincadeiras
Junho chegou trazendo as tradicionais e aguardadas festas juninas, celebrando o mês de Santo Antônio, São João e São Pedro. Em Campinas, diversas igrejas, instituições, escolas, clubes e shopping realizam as suas festanças com muitos quitutes típicos, música caipira, quadrilhas, brincadeiras e várias outras atrações!

Para que você possa se programar, o Campinas.com.br preparou um roteiro especial com as principais dicas das festas promovidas na cidade.

Novamente, fica a dica: caso saiba de outros eventos que não estão na lista abaixo ou esteja atuando na organização de uma festa junina na cidade, entre em contato com o portal para que possamos incluir as informações no texto a todos os internautas. Envie um e-mail para jornalismo@campinas.com.br.

Programe-se! 

Museu de Arte Contemporânea de Campinas abre inscrições para curso de fotografia

Museu de Arte Contemporânea de Campinas abre inscrições para curso de fotografia

Prazo segue até 08/06. Atividade gratuita será ministrada pelo fotógrafo Martinho Caires e terá dois módulos, o 1º a partir de junho e o 2º em agosto
macc campinas curso fotografia martinho cairesEstão abertas as inscrições para a oficina “Construindo uma narrativa visual”, com a coordenação do fotógrafo Martinho Caires, noMuseu de Arte Contemporânea de Campinas "José Pancetti" (MACC). O prazo segue até 8 de junho e a participação é gratuita (veja como se inscrever abaixo).

A oficina terá dois módulos. O primeiro abordará tipos de máquinas fotográficas, controles da câmera, lentes, teoria da luz, história da fotografia, fotografia digital, com início das aulas em 16 de junho, sempre às quintas e sábados, no total de 10 encontros. No segundo, será traçado um paralelo entre linguagem falada/escrita e linguagem visual, a partir de 11 de agosto, às quintas-feiras, em um total de 15 encontros.
Para participar, os interessados devem possuir máquina fotográfica analógica ou digital com controle manual. É indicado para interessados a partir de 16 anos.
Sobre Martinho Caires
Fotógrafo, fotojornalista e artista de imagens, Martinho Caires também é produtor cultural e profissional de marketing. Participou em mais de 60 exposições individuais e coletivas. Atualmente é editor de Fotografia da Agência Social de Notícias. Entre os prêmios que recebeu, foi contemplado em editais da Funarte, que viabilizaram a circulação de suas fotos em espaços consagrados como Galeria Funarte do Rio de Janeiro, Espaço UFF de Fotografia de Niterói e Galeria Itaú de Brasília e São Paulo. Também participou de coletiva na Galeria Itaú de Campinas e da coletiva “Unicamp 40 Anos”, no Espaço Cultural CPFL.

Programação:
Modulo I: Questões Fundamentais
Tipos de máquina fotográfica, controles da câmera, lentes, teoria da luz, história da fotografia, fotografia digital, tipos de arquivos, Introdução ao tratamento de imagens: Photoshop e Lightroom.
Inscrições: até 8 de junho pelo site portalcultura.campinas.sp.gov.br
Início: 16 de junho
Término: 16 de julho
Aulas: às quintas-feiras, das 19h às 22h, e aos sábados, das 14h às 17h
Modulo II: Questões Avançadas
Traçar um paralelo entre linguagem falada/escrita e linguagem visual. Entender os elementos que compõe a narrativa e como a disposição desses elementos constrói e modifica o impacto do conteúdo para o observador. Descondicionar o olhar e estimular a criatividade. Alinhar razão e emoção na mesma imagem.
Inscrições: até 8 de junho pelo site portalcultura.campinas.sp.gov.brInício: 11 de agosto
Término: 17 de novembro
Aulas: às quintas-feiras, das 19h às 22h 

Serviço:

Curso de fotografia
Local do curso: Museu de Arte Contemporânea de Campinas "José Pancetti" (MACC). Av. Benjamin Constant, 1633, Centro – Campinas
Inscrições: 25 de maio a 8 de junho pelo site: portalcultura.campinas.sp.gov.br
Participação: gratuita. A partir de 16 anos

Por que contratar um Guia de Turismo??

Por que contratar um Guia de Turismo?

Este profissional é qualificado para direcionar seu olhar para as mais belas paisagens urbanas e naturais, trazendo informação de qualidade e peculiaridades do local visitado, transformando sua viagem numa experiência memorável, além de ser responsável pela segurança dos clientes durante os trajetos. Faz parte da grade curricular de um Guia de Turismo saberes como: Primeiros Socorros, Meio Ambiente, Geografia, História, Filosofia, dentre outras competências exigidas pelo Ministério do Turismo.
Todo o turista tem o direito de ser acompanhado por um profissional credenciado. O uso da credencial de Guia de Turismo é obrigatório, sendo hoje emitida pelo Ministério do Turismo, conforme lei 8623/93.
Qualquer pessoa física ou que venham exercer esta profissão sem possuir credenciamento para tanto, está praticando o exercício ilegal de profissão, (Código Penal Brasileiro art. 47), portanto, sujeito às penas previstas em lei, caso a empresa em que você viajar não tiver o Guia de Turismo credenciado, você tem o direito de reclamar e se for o caso até pedir indenização.
Crédito: Sindicato dos Guias de Turismo do estado de São Paulo
Algumas ações que devem ser denunciadas:
  • Pessoa não portando a credencial de Guia de Turismo - caracteriza ilegalidade;
  • Agente de Viagem exercendo as atividades de Guia de Turismo sem ser credenciado como tal;
  • Guia de Turismo exercendo as atividades de agência de viagens, sem ser credenciado como Agente de Viagem;
  • Promotora de vendas exercendo a profissão de Guia de Turismo ou agência de viagem.
Onde devo denunciar?
  • Delegacia de Turismo de seu Município ou Estado;
  • PROCON;
  • Secretaria de Turismo de seu Estado;
  • Ministério Público;
  • Ministério do Turismo;
  • Denúncias devem ser formalizadas por escrito.

O dia do Profissional Guia de Turismo é comemorado em 10 de Maio, portanto se você tem gravado em sua memória aquela viagem sensacional, não se esqueça de parabenizar no seu dia, aquela pessoa que tornou seu "sonho" realidade

O Guia de Turismo

O Profissional
O turismo envolve diversos setores, gerando empregos diretos e indiretos. Dentre os vários setores existentes destacamos o acompanhamento e receptivo de pessoas, considerado pelo Ministério do Turismo nos termos da lei 8623, de 28 de janeiro de 1993 o Guia de Turismo e o único autorizado, ou seja, pessoa habilitada para acompanhar grupos de turistas, oferecendo informações e assistência permanente em viagens ou deslocamentos em determinadas Unidades da Federação.

Conforme Lei acima citada Constitui atribuições do Guia de Turismo.


  • Acompanhar, orientar e transmitir informações a pessoas ou grupos em visitas, excursões urbanas, municipais, estaduais, interestaduais ou especializadas dentro do território Nacional;
  • Acompanhar ao exterior pessoas ou grupos, organizados no Brasil
  • Promover e orientar despachos e liberação de passageiros e respectivas bagagens em terminais de embarque e desembarque aéreos, Marítimos Fluviais, Rodoviários e Ferroviários;
  • Ter acesso a todos os veículos de transporte, durante o embarque ou desembarque, para orientar as pessoas ou grupos sob sua responsabilidade, observadas as normas específicas do respectivo terminal;
  • Ter acesso gratuito a Museus, galerias de arte, exposições, feiras, bibliotecas e pontos de interesse turístico, quando estiverem conduzindo ou não pessoas ou grupos observadas as normas de cada estabelecimento, desde que devidamente credenciado como Guia de Turismo; dentre outras.
Diante do mercado turístico que se apresenta na atualidade quanto mais dinâmico, criativo e comunicativo for esse profissional, mais chances terá de desenvolver com eficiência e eficácia sua função, pois o trabalho com pessoas requer daqueles que o pratica, além do conhecimento técnico, a capacidade de interagir com o cliente tornando as viagens bem mais agradáveis e emocionantes.

Alguns momentos na estrada..



























Férias Forçadas

Olá, pessoas"!!!

Depois de tanto tempo consegui reativar meu blog. Tinha me esquecido da senha então não era possível as postagens.
Bom, espero manter em dia e poder com isso contribuir para todos os visitantes com o intuito de realizarem suas viagens com tranquilidade.
Nossa proposta é o de propor dicas, idéias e sugestões sobre roteiros e atrativos para passeios individuais, em grupo e até em família.
Portanto aproveite e desfrute das opções.
Peço que nos ajude postando comentários e experiências vividas para contribuir para viagens atraentes e proveitosas.

Bom divertimento e vamos que vamos.

Bo estrada a todos

Roteiros 2016