terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Biografia de Personalidades - CRISTOVÃO COLOMBO

O descobridor da América, nasceu em Gênova, na Itália, em 1451. Seu pai era tecelão, descendene de uma família da Placência.
Colombo começou a se interessar pelas viagens marítimas ainda muito jovem. Conviveu com o astrônomo Paul Toscanelli e muito aprendeu também com seu irmão Bartolomeu Colombo, que era hábil cosmógrafo, autor de esferas e cartas marítimas e seu grande incentivador nas viagens que fez ao Novo Mundo.
Com 20 anos de idade está na Ilha da Madeira onde se faz marinheiro e entra nas esquadras portuguesas. Ai se casou com Filipa, filha do grande navegador Prerestrelo, que ao morrer deixou-lhe papéis e documentos de alto valor, - cartas, roteiros, anotações de viagens, etc.
Serve à Corôa Portuguesa e com a esquadra lusa vai à Costade Mina, Golfo da guiné, (hoje República de Gana) e depois de longo roteiro pelas costas da África regressa a Portugal pelos Açôres.
de posse de grandes conhecimentos marítimos, de indagações profundas e cientes de expedições antigas feitas em terras do Ocidente, resolve Colombo pôr em prática o grande sonho: contornar a terra de leste a oeste, enfretando o desconhecido através do Oceano Atlântico.
Seu plano era chegar às Índias e à China, pelo Ocidente, facilitando o intenso comércio da Europa com a Ásia.
Animado com os seus projetos, recorre a D. João II, de Portugal, solicitando navios e gente para atingir a Ásia. D. João, no entanto, que em segredo trabalhava no descobrimentoda rota marítima pelo sul da África, recusa-se a ajudá-lo.
Isto, todavia, não o desanimou; parte para a Espanha onde expôe seus projetos aos reis católicos D. Fernando de Aragão e dona Isabel de Castela.
Os espanhóis, que estavam em guerra com os mouros, não prestaram grande atenção ao genovês.
Apesar de tudo, porém, foi o projeto examinado e prometeram-lhe uma solução depois da guerra.
Com a vitória contra os mouros, foi Colombo, depois de anos de espera, atendido pelos reis, graças aos esforços do prior de rábida, João Peres, confessor da Rainha.
Foram-lhe confiado então 3 caravelas: Santa Maria, Pinta e Nina e a três de agosto de 1492 parte Colombo do Porto de Palos, tocando para as Canárias, passando pelo Mar de Sargaços.
Depois de uma luta tremenda, procurando apaziguar os marinheiros revoltados em alto mar, o intrépido genovês descobre a América a 12 de outubro de 1492, aportando primeiramente numa ilha, muito arborizada, a que os selvagens chamavam "Guanaani", e a qual Colombo deu o nome de São Salvador. Atualmente esta ilha faz parte do Arquipélago das Baamas ou Lucaias.
Em seguida Colombo costeou a Ilha de Cuba e Haiti e nesta última, levantou uma fortaleza sob a guarda de alguns espanhóis.
Regressando à Espanha, foi recebido entusiasticamente, tendo sido agraciado com o título de Vice-Rei das terras descobertas.
Foi então preparada uma segunda expedição em 1493, tendo Colombo fundado Guadalupe, Porto Rico, Jamaica e a cidade de La Isabela. Colombo enviou expedições ao interior em busca de ouro e foram levantadas várias fortalezas pelos companheiros do Almirante. Em 1496, Colombo regressou à Espanha, deixando seu irmão Bartolomeu como governador da Colônia.
Ao regressar da Europa, em sua 3ª viagem, Colombo teve qye enfrentar sérias lutas entre os índios e espanhóis. Diante disso a Espanha enviou Francisco Bobadilha para resolver a situação. Bobadilha prendeu Colombo, seu filho Diego e o irmão Bartolomeu que foram enviados para a Espanha a fim de serem julgados.
Foi nesta viagem que o genovês costeou o Continente Americano até o Orenoco e descobriu as ilhas de Trinidad, Tobago e Granada.
Todas as injustiças sofridas por Colombo resultaram da inveja e das perseguições movidas por muitos auxiliares da Côrte Espanhola.
Deposi de muitos esforços junto aos reis católicos, procurando provar sua inocência, Colombo conseguiu recuperar a liberdade e pôde então realizar a 4ª e última viagem, quando então explorou as Antilhas e percorreu o litoral da América Central, de Honduras até Darien.
De volta à Espanha soube da morte de sua protetora dona Isabel, tendo sido abandonado e esquecido, vindo a morrer em Valadolid, no ano de 1506.
Seus restos mortais encontram-se em Trujilo, capital da República Dominicana.
Colombo deixou 2 filhos: Diego e Fernando (*).

(*) Colombo ao regressar de sua 1ª viagem aportou em Lisboa, procurou o rei D. João II, a quem diz: - Descobri o caminho marítimo para a Ásia, atravessando o Atlântico Norte, de leste a Oeste. e o rei diz-lhe textualmente: - Não é esse o caminho marítimo para as Índias.
É que, Colombo e seus companheiros, ignoravam a viagem de Bartolomeu Dias pelo sul da África, 6 anos antes. E morreu treze anos mais tarde, certo de que havia descoberto o caminho marítimo para a Índia.

FONTE:
Biografias de Personalidades Célebres de Profª Carolina Rennó Ribeiro de Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário