sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Biografias de Personalidades - IGNÁCIO DE LOIÓLA



Nasceu em Guipuzcoa, na Espanha, em 1491 e morreu em 1556.
Loiola foi pajem de Fernando V e depois oficial dos exércitos espanhóis. Foi ferido numa perna em combate contra os franceses e daí transportado para o castelo de seu pai, onde sofreu cruéis operações. obrigado a permanecer em repouso durante longo tempo, procurou lenitivo na leitura e esta o fêz abandonar tudo e consagrar-se à Virgem Maria, no Santuário de Nossa Senhora de Monserrate, indo depois para o hospital de Maureza.
Em 1524 viajou em peregrinação pela Terra Santa e com 33 anos começou a dedicar-se aos estudos de Gramática, Filosofia e Teologia, na cidade de Salamanca.
Foi perseguido pela Inquisição e preso duas vezes. Suas prédicas e sermões dirigidos aos pobres chamaram a atenção dos inimigos da cristandade. Em 1528 foi para Paris, onde completou os seus estudos; juntamente com seis discípulos fizera voto de se dedicar à conversão dos infiéis, arriscando a vida se fosse preciso.
Estava fundada a Companhia de Jesus em 1540. recebeu as ordens, em Veneza, tendo os estatutos da nova sociedade sido aprovados e seu principal objetivo seria obediência absoluta ao Papa.
Foram denominados Jesuítas, os membros da Companhia de Jesus, que prestaram relevantes serviços à causa da catequese, principalmente em terras do Brasil e da Índia.
Foi com júbilo que Loiola viu os resultados surpreendentes da Companhia de Jesus. Gregório XV canonizou-o em 1622. Deixou ele muitas obras e dentre elas destacamos:
em latim, a Fórmula do Instituto;
em espanhol, o livro das constituições da Companhia de Jesus;
a Carta da Observância Religiosa;
a Carta da Perfeição;
os Exercícios Espirituais, etc

Nenhum comentário:

Postar um comentário