sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Biografias de Personalidades - PERO VAZ DE CAMINHA

Navegador português, filho de Vasco Fernandes de Caminha, era natural do Porto. Foi mestre de balança da Casa da Moeda dessa cidade, entrando depois como escrivão na frota de Pedro Álvares Cabral e com ele assistiu ao descobrimento do Brasil. Da nova terra dirigiu a D. Manoel, no dia 1º de maio de 1500, uma carta em que lhe relata despretensiosamente, mas com uma admirável ingenuidade, os pormenores do notável sucesso, descrevendo a vigorosa natureza americana e os costumes primitivos dos indígenas.
Esta carta que não foi aproveitada pelos cronistas da época e hoje se encontra no arquivo da Tôrre do Tombo, em Lisboa (gaveta 8ª, maço 2º, nº 8), permaneceu inédita durante três séculos, tendo sido publicada pela primeira vez em 1817 na Corografia Brasileira, do padre Aires do Casal. O escritor português Sousa Viterbo escreveu um opúsculo intitulado: "Pero Vaz de Caminha e a primeira narrativa do descobrimento do Brasil", em que se apura o pouco que se sabe sobre a biografia do escrivão da frota de Pedro Álvares Cabral. Segundo este trabalho, Vaz de Caminha veio a morrer na Índia, talvez no desastre da feitoria de Calicut.
Esta carta esteve exposta em São Paulo, durante as comemorações do 4º Centenário, no Pavilhão de História do Parque Ibirapuera.
Pero Vaz de Caminha morreu a 16 de dezembro em Calicut, na Índia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário