sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Biografias de Personalidades - TOMÉ DE SOUSA



Era um militar português, primo de Martim Afonso de Sousa.
Serviu na África onde realizou notável atividade militar, e mais tarde foi para a Índia como comandante da nau Conceição, cujo capitão era Fernão de Andrade.
Depois de notável atuação na Índia, voltou para Lisboa. No brasil, como o sistema de Capitanias não dera resultado, D. João III resolveu criar os governos gerais com sede na Bahia.
O rei de Portugal nomeou para primeiro governador-geral a Tomé de Sousa, homem prudente e enérgico que chegou ao brasil em 1549.
Trouxe consigo 600 homens de armas, 400 degredados e seis jesuítas, entre eles Aspilcueta Navarro, Antonio Pires, os irmãos Leonardo Nunes e o superior da missão, padre Manoel da Nóbrega.
Vieram também com ele um Ouvidor-mor, Pero Borges, encarregado da justiça; um Procurador, Antonio Cardoso de Barros que fora o donatário da capitania do Ceará, o qual devia proceder a arrecadação dos impostos e mais dinheiro da coroa e um capitão-mor da costa, Pero Góes da Silveira, que fora donatário da Paraíba do Sul, tendo por missão viajar e guardar o litoral.
Tomé de Sousa fez uma ótima administração. Organizou a defesa das colônias, tornou obrigatório o serviço militar, deu toda proteção aos índios, castigando-os porém quando necessário.
Com o auxílio de Caramuru e dos índios lançou os fundamentos da cidade de Salvador, na chapada da montanha, lugar que hoje se chama Cidade Alta (23/03/1549).
Em companhia de Nóbrega, o governador geral visitou as Capitanias do sul e ai tomou várias providências: aprovou em São Vicente a fundação da vila de Santos, instalou as Câmaras Municipais de Conceição de Itanhaém, de Santo André da Borda do Campo, entregando a administração desta a João Ramalho.
Reforçou a Fortaleza de Bertioga, em São Vicente, construída por Martim Afonso de Sousa e criou o primeiro bispado, com sede na Bahia, sendo bispo D. Pero Fernandes Sardinha que aqui chegou em 1552.
O governo do Império estava, portanto, completo em seus órgãos essenciais.
Em 1553,  após quatro anos de excelente governo em que organizou a justiça, desenvolveu a agricultura, a pecuária, etc., pediu para regressar a Portugal onde deixara sua família.de volta a Pátria, foi nomeado intendente da casa real e foi sempre conselheiro do governo nas causas do brasil, que sempre amou com ternura.
Tomé de Sousa morreu em 1583.

Nenhum comentário:

Postar um comentário